sábado, 14 de setembro de 2019

BAHIA | SOBBREVIVER - O FILME



Sessão do estado da Bahia no documentário SOBBREVIVER (2006).

Aperte o PLAY, confira o vídeo e aproveite também para nos acompanhar nas redes sociais e compartilhar sua opinião conosco, pois ela é muito importante. Valeu!

INSTAGRAM - YOUTUBE – FACEBOOK

Bahia é só alegria!

Bodyboarding do mais alto nível, altos visuais e a cultura pulsando forte.

Por: David Pimentel | Resistência Filmes e Elmo Ramos | Ride It! 
(texto originalmente publicado em 2006 na revista Ride It! #29)

Fotos: Arquivo SoBBreviver | Elmo Ramos | Ride It! 
Chegamos no sul da Bahia aportando em Ilhéus, mais precisamente em Itacaré, um paraíso conhecido como o Hawaii baiano. Eu, Elmo Ramos, fui criado na região e conhecendo o potencial, fomos documentar o Bodyboarding nas ondas quentes do lugar na companhia dos bodyboarders locais Tiago Nascimento, Junior Silva e Victor Kruschewski, Rodrigo Burity e Victor Badaró e o surfista Beto.
Além de registrar o esporte, nos acompanharam pelas principais praias e picos alucinantes dessa parte privilegiada do maior litoral do país. Andamos pelas trilhas, mangues e cachoeiras, descobrindo as riquezas desse lugar encantador. Soma-se a isso muita cultura através da música e da arte que pulsam forte no local. 
Tivemos também a oportunidade de passar alguns dias em Itacaré junto com Fábio Pinheiro e Henrique Milazzo, dois bodyboarders altamente radicais e muito influentes no cenário atual. Nessa oportunidade Milazzo realizou o primeiro El Cocada aéreo registrado no mundo.
Na companhia deles pudemos coletar altas imagens e depoimentos emocionantes sobre a vida desses atletas que superam todos os obstáculos para aproveitar ao máximo cada experiência que lhes é oferecida através do esporte. 
Também em Itacaré encontramos Paulão Santana, amigo Catarinense que passava uns dias na área, e Paulo "Tumulto" , bodyboarder local responsável pela organização da Primeira Etapa do Circuito Baiano que também representou dentro dágua. 
Rumo ao norte do estado passando por estradas esburacadas sob um sol escaldante, subimos até Salvador mais precisamente em Stella Maris, onde ficamos hospedados na casa da família Puertas. Passamos ótimos dias pegando boas ondas e convivendo no dia a dia da galera local. 
Também nos dias que passamos em Salvador pudemos presenciar muito da cultura e da raiz brasileira com um passeio com os amigos num fim de tarde no Farol da Barra e com um clássico pelas ruas do Pelorinho.
Nas bancadas em Stella tivemos o privilégio de fazer algumas filmagens clássicas em picos que ainda não conhecíamos, nos deixando impressionados pela qualidade dos reef breaks, fundos de pedra e principalmente pelo nível que o esporte está sendo levado nessa região.
Alguns desses talentos lapidados e formados nas escolas e circuitos organizados no estado. Reencontramos também amigos como Márcio Torres, Fátimo Cerqueira entre outros que são alguns dos responsáveis por mais esse celeiro de grandes atletas no Brasil.
A Bahia nos mostra muita cultura e sem dúvidas a companhia dos baianos é ímpar. Fizemos muitas amizades por lá, conhecemos todos que vinham passar os ótimos momentos na casa de tia Luíza Puertas, o nosso QG oficial em frente a praia do Massacre.

Eu, David Pimentel, tive a oportunidade de conhecer parte da grande Família Ramos, os quais se tornaram grandes amigos e só tenho a agradecer por mais essa família que conheci através do Bodyboarding.

No final dessa sessão apresentamos um clipe bônus, com imagens alucinantes cedidas pela galera local. Dias de muita onda de qualidade e alta performance. Não deixem de conferir esse que é um dos clipes mais radicais de todo o documentário!

Assista abaixo as histórias dos bastidores e curiosidades da produção desse capítulo do documentário, no episódio da série que celebra uma década do lançamento do SoBBreviver. O projeto mais audacioso e democrático da história do esporte no Brasil!

Nenhum comentário: