sábado, 7 de setembro de 2019

ESPÍRITO SANTO | SOBBREVIVER - O FILME


Sessão do estado do Espírito Santo no documentário SOBBREVIVER (2006).

Aperte o PLAY e confira!

Aproveite também para nos acompanhar nas redes sociais e compartilhar sua opinião conosco, pois ela é muito importante. Valeu!

INSTAGRAM - YOUTUBE – FACEBOOK

Santo e Belo Espírito.

Um grande número de bodyboarders, altas bancadas e muita cultura.

Por: Elmo Ramos | Ride It! 
(texto originalmente publicado em 2006 na revista Ride It! #29)
Fotos: Arquivo SoBBreviver | Elmo Ramos | Ride It! 
Um estado onde o Bodyboarding é muito popular, celeiro de campeões como a Bi - Campeã Mundial Neymara Carvalho, lendas do esporte como Alexandre Feltmann, Anderson Pinto, o Gordinho e alguns dos mais radicais filhos da terra. 
Começamos na Barra do Jucu, um vilarejo de pescadores onde o assunto é Bodyboarding. A praia tem no mínimo 3 picos distintos, sendo o Barrão no canto esquerdo com seus triângulos, o meio com uma onda fechadeira e o Cemitério, com suas pedras expostas e rampas de decolagem! 
Ficamos hospedados na Pousada Koalas, na companhia da familia Hofmann, bem na rua do pico. De lá saíamos para conhecer o ritual do Congo, parte da cultura da região. Um som de tambores e cantorias e muita energia, onde participam as famílias em frente ao mastro de São Benedito.

Fomos com Neymara, Elizânea Rodrigues, Jessica Becker e Erisberto Abrantes em busca de ondas numa bum-trip pra Regência, onde aproveitamos para conhecer as tartarugas do projeto Tamar de Comboios. A diversão com essa galera é garantida! 

Num dia de ondas, pudemos explorar a afiada bancada do pico de fundo de pedras mais cobiçado do Brasil, o D2 – Disposição Dobrada, a fórmula da felicidade para os profissionais que desafiam aquelas direitas. Com ângulos originais e imagens surpreendentes e plásticas, retratamos um pouco da adrenalina que é a onda rodando em cima de um palmo de água, ouriços e uma bancada de mariscos! 

E foi justamente nessa caída que rendeu a foto da capa com o atleta local Leonardo Andara, clicada pelas lentes de Elmo Ramos.
Depoimentos como o de Léo Kale nos fazem lembrar que devemos preservar o habitat natural, para que a recém descoberta seja aproveitada por todas as futuras gerações e que outras ainda possam ser exploradas em seu estado de equilíbrio perfeito. A Mãe Natureza agradece. 
No Espírito Santo temos ao sul o balneário de Guarapari, terra de Magno Oliveira, Jackson Siqueira e toda a nação bodyboard da Praia do Morro. O esporte é uma verdadeira mania local e os pescadores vivem contando estórias de novas bancadas, novas ondas perfeitas e gigantes, lá no alto mar...
Só que não se pode falar isso perto dos meninos. Logo arrumam um jeito de ir lá fora, seja de barco a remo, lancha ou no braço mesmo. Assim descobriram o pico do Bin Laden, na época do atentado e tal... 
Descobriram uma nova fronteira num lugar pacato, pico perfeito para se fazer um filme inovador. Davi Borges veio da Bahia em busca daquelas ondas “bizarras” como diz o produtor da EliteWear. 
O mesmo Davi através de mais uma forte parceria nos cedeu imagens alucinantes de nomes como Lucas Nogueira, Leonardo Andara, Edson Vieira, Leonardo Setúbal, Felipe Araújo, Magno Oliveira, Lenon Araujo, Tiago Freire, Rafael Pinóquio, Ratão, Caveirinha e toda a Escola Gordinho, que estão presentes nas filmagens.


Assista abaixo as histórias dos bastidores e curiosidades da produção desse capítulo do documentário, no episódio da série que celebra uma década do lançamento do SoBBreviver. O projeto mais audacioso e democrático da história do esporte no Brasil!

Nenhum comentário: