sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Sobre a vida

por Elmo Ramos - Editor chefe revista Ride It!

Texto originalmente publicado na revista Ride It! #29 - 2006 

Sobre a vida... (About life...)

Sobreviver: Instinto básico de todo ser humano. Ou como diz o Aurélio: 1. Continuar a viver, a existir, após outras pessoas ou outras coisas. 2. Escapar, resistir; superar.


Quando saiu o trailer do filme, em meados de junho de 2005, muito se comentou a respeito do nome do documentário. Alguns pensaram que o nome SoBBreviver tinha uma carga negativa, por parecer falar de um esporte de campeões no Brasil como se fosse medíocre, fraco e triste.

Pelo contrário, quisemos estimular o público a usar a cabeça e desenvolver seu ponto de vista após assistir aos 11 minutos do SoBBreviver. Fomos irreverentes? Sim! Como não ser irreverente ao se tratar do Bodyboarding em nosso país? Mas também fomos inteligentes, com a sacada de um nome que 9 entre 10 bodyboarders já conhecem e sabem do que estamos falando.

Chamamos a atenção da maior mídia do esporte brasileiro, a SPORTV, que nos entrevistou durante as filmagens em Noronha em pleno campeonato mundial de Surf e ficaram surpresos com a audácia de nosso projeto.


Essa entrevista foi repetida dezenas de vezes durante o ano e fomos convocados para mais duas entrevistas para falar mais do primeiro documentário do Bodyboarding Mundial.

Focamos o roteiro de forma tão original quanto o nome, combinando na edição primorosa de David Pimentel, da Resistência Filmes, a brasilidade e o suingue da música de nossa terra, com a cultura, turismo e costumes de cada região.

O ponto alto do documentário é o filme todo, mas você pode passear pelo litoral de nosso país continente escolhendo o estado de sua preferência, se for capaz de sair da frente da tv, ou de parar de dançar e cantarolar a trilha sonora, que vai de Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Ponto de Equilíbrio, Black Alien, B Negão, entre outras bandas que se encaixam como uma luva em cada sessão.

A banda curitibana Real Coletivo Dub, compôs a música tema do filme e outras que estão espalhadas em trechos em que se destacam pela originalidade de suas letras.


- Nome, idade, quanto tempo pratica o esporte e o que é o Bodyboarding pra você? Foi com essas perguntas que abrimos nossas entrevistas e nos surpreendemos com os mais variados depoimentos. Cada resposta levava uma emoção, um desabafo, um apelo, uma paixão, um agradecimento, uma devoção quase que religiosa pela pranchinha.

Depoimentos cheios de vida, sotaques, olhares, trejeitos, risadas, inocência, coragem e respeito estão por toda parte, entre cenas de paisagens deslumbrantes, imagens subaquáticas, fauna, flora e toda natureza de nosso país continente. E é claro, muito Bodyboarding com os melhores atletas do Brasil, conhecidos ou não, até então pela grande maioria, que mostram seu talento no seu local de origem.

Essa interação foi um dos motivos que nos fez viajar ao longo de mais de 15 mil kilômetros, de ônibus, barco e avião, com nossos próprios recursos. De que forma os bodyboarders do sul do país poderiam conhecer os bodyboarders do nordeste, por exemplo? E como conhecer tantas praias e picos interessantes sem nem saber que eles existiam?

Assista o documentário SoBBreviver e conheça tudo e mais um pouco. Tire suas próprias conclusões, prepare suas malas e viva!


Nenhum comentário: