sábado, 26 de setembro de 2020

MÉXICO - Tour SoBBreviver | 2006

Sobbrevivendo em Puerto Escondido 
Por:Rino de Souza - (setembro 2006) 
Fotos: Arquivo Pessoal Rino de Souza


Em agosto deste ano, embarquei novamente pra mais uma viagem em busca de boas ondas e de novas aventuras, e o lugar não poderia ser outro – Puerto Escondido, México.


Além da imensa vontade de dropar os triângulos perfeitos e extensos de Zicatela, organizei minha bagagem com um objetivo a mais, levar a essência do bodyboarding brasileiro para os gringos e mexicanos presentes por lá.


Confirmei uma parceria muito bacana com a Revista Ride It! e com a produtora Resistência Filmes e vesti a camisa para lançar em terras mexicanas o documentário 100% brasileiro – SOBBREVIVER.

Levei todo o material necessário para divulgação e muita disposição para encarar os 10 pés previstos no período que estaria em Puerto. Isso para demonstrar que o Brasil vai muito além do futebol, carnaval e mulher bonita... o bodyboarding é muito forte.


Além do material para lançamento do SOBBREVIVER, levei também toda a experiência adiquirida como instrutor da Escola Ambiental de Bodyboarding para fazer um paralelo com o documentário, demonstrando que a base do esporte são as escolinhas de bodyboarding existentes no Brasil que vem fazendo um trabalho cada vez mais sério e com muita qualidade.

Prova disso é a Escola Ambiental de Bodyboarding, que além de instruções de bodyboarding, também tem em sua grade educação ambiental e educação física, ministrados por instrutores altamente qualificados como: Anderson de Souza (Formado em Educação Física e atleta profissional), Lucas Nogueira (Acadêmico de Administração de Empresas e Marketing além de atleta profissional) e Rino de Souza ( Acadêmico de Engenharia Ambiental e atleta profissional).

Resultado: O lançamento do vídeo foi um sucesso e muito irado, pois todos puderam entender o porquê do Bodyboarding brasileiro ser tão competitivo no cenário mundial e também ter tanto atleta de alto nível surgindo a cada ano que passa.


Bodyboarders do mundo todo (África do Sul, Argentina, Austrália, EUA, Porto Rico, Portugal e os próprios mexicanos) elogiaram muito a forma de se preparar o atleta nas escolinhas e da excelente qualidade e profissionalismo no qual foi produzido o SOBBREVIVER.

Essa trip com certeza foi umas das melhores que já fiz em 13 anos de bodyboarding. Foram muitos tubos em Zicatela, Punta Colorada e até mesmo em La Punta que é uma onda mais gorda, porém ainda não pude conhecer a famosa Barra de La Cruz, mas isso é só mais um bom motivo pra mim poder retornar a Puerto, pois quem vai uma vez se apaixona!!!



Agradecimentos:

A Deus por me permitir fazer parte da família bodyboarding e por me dar o dom de praticar este esporte. Ao bodyboarder brasileiro Vandielli Esmael, por me receber mais uma vez em sua pousada e oferecer um tratamento VIP. A minha família por sempre me apoiar nas minhas viagens e em especial a minha noiva Francine Braga. A Nivana Turismo, por oferecer os melhores preços do mercado em viagens internacionais.


Dicas Importantes:

· Sempre que viajar identifique muito bem suas bagagens com etiquetas pessoais.
· Se possível faça um seguro da bagagem se for algo muito importante.
· Em Puerto os mexicanos adoram “Cambear” (trocar), leve produtos típicos brasileiros como: sandálias havaianas com bandeira do Brasil, camisa com o nome Brasil, pranchas usadas, pé de pato, guaraná em pó, cachaça (da pra vender a 30 dólares à garrafa).
· Nunca compre nada pelo 1º preço, tente negociar sempre.
· Lugar pra ficar – Luna's Place Pousada, quartos com ar condicionado, segurança, cozinha completa e a melhor vista aérea da Playa de Zicatela (atrás do Hotel Santa Cruz).
· Lugar pra comer – o restaurante Los Tios, tem uma comida bem parecida com a comida brasileira e custa em média 3 a 4 dólares uma refeição, mas caso você fique na Pousada Luna's Place você pode fazer sua própria comida que sai em média $ 5,00 (cinco pesos mexicanos) menos de 1 dolar.
· Na night tem a Cabo Blanco, Casa Babylon e Wipe Out que são bares bem aconchegantes
· Faça amizade com os guarda vidas locais, pois eles podem te indicar alguns lugares bons e para fotos pessoais procure Miguel ele adora chamar os brasileiros de “cabeção” mas é gente boa, cada foto pode sair por 01 dólar em dinheiro ou em mercadoria brasileira. 




Nenhum comentário: